Not an Island II 872

Not an Island (I e II)


Not an Island é uma colectiva em dois tempos, que surge em reposta a uma reflexão sobre o programa de 2020 após o primeiro surto pandémico. Tínhamos acabado de inaugurar a colectiva Leap of Faith (25.05.2020 - 31.07.2020), e a perspectiva de uma segunda vaga para o Inverno e de um potencial novo confinamento levou-nos a repensar as duas individuais que estavam programadas para inaugurarem em Setembro e em Novembro. Estas exposições seriam adaptadas a uma versão de project room no piso térreo e no piso inferior aconteceriam duas colectivas, Not an Island I e II.

Esta adaptação cumpria vários propósitos. Por um lado, possibilitar-nos-ia a manutenção de um programa físico, independentemente da evolução do surto pandémico, sem recurso a fornecedores externos e sobretudo com apenas um elemento da galeria e o artista em montagem (no limite, apenas um elemento da galeria, ou apenas @ artista). Neste modelo de project room poderíamos transpor a folha de sala para a montra e manter a galeria aberta para que as exposições pudessem ser vista a partir do exterior.

Por outro lado, a manutenção destas colectivas no piso inferior permitir-nos-iam não só manter um contacto próximo com os restantes artistas da galeria, como nos permitiam também manter o seu trabalho mais visível num momento em que quase todos tinham tido iniciativas adiadas ou canceladas.

Estas colectivas não seriam publicitadas até ao final das individuais que acompanhavam, e seriam tratadas como uma espécie de acervo aberto. Não queríamos que competissem com um programa que estavam pensado há ano e meio, mas também porque - embora o objectivo fosse sempre a manutenção de um programa em formato físico - teríamos assim duas exposições que poderíamos utilizar para colmatar uma interrupção temporária de actividade, se fosse o caso. 


Not an Island revolve necessariamente em torno de questões da fragilidade do momento presente, do espaço pessoal e colectivo, do doméstico, da construção de presente e da perspectiva de futuro.